terça-feira, 24 de novembro de 2015

A prática da gratidão

A prática da gratidão

Da edição de Novembro de 2009 dO Arauto da Ciência Cristã

Recentemente encontrei na Internet um artigo interessante, se bem que um tanto cético, intitulado: "Uma epidemia de gratidão". O subtítulo era: "Nosso mundo está inundado de gratidão, em grande parte insincera" (www.associatedcontent.com). O autor concluía que, "de longe a maior parte do que passa por gratidão, nos dias de hoje, não é como um artigo genuíno, mas sim um fac-símile, e de má qualidade".

Quer essa avaliação seja ou não inteiramente precisa, podemos ser gratos pelo fato de ela estimular nosso pensamento de forma tão direta. Ela nos convida a refletir sobre o que constitui a gratidão, especialmente nesta época de celebrações do Dia de Ação de Graças. Afinal, se desejarmos dar graças, tanto em casa quanto em nossas igrejas, queremos com toda certeza que esse desejo seja sincero!

Talvez o presidente americano John F. Kennedy tenha identificado isso quando disse: "Ao expressarmos nossa gratidão, não devemos nos esquecer de que o agradecimento mais elevado não é proferir palavras, mas viver de acordo com elas".

Palavras de gratidão significam muito quando sustentadas por uma vida norteada pela gratidão

Essa declaração reproduz um pensamento inerente à Ciência Cristã, ou seja, de que a gratidão não é meramente uma questão de palavras, mas um caminho a ser trilhado. Como Mary Baker Eddy O colocou: "A gratidão é muito mais do que uma expressão verbal de agradecimento. Os atos exprimem mais gratidão do que as palavras" (Ciência e Saúde, p. 3).

Isso não significa que expressar gratidão não seja apropriado. Entretanto, da mesma forma que a moeda corrente de uma nação tem de ser sustentada por algo que lhe dê valor, assim também as palavras de gratidão significam muito quando sustentadas por uma vida norteada pela gratidão.

O hábito de ser grato pode incluir gratidão por tudo, desde a forma como a luz do sol se reflete na gota do orvalho da manhã, a uma boa conversa com um amigo querido, estendendo-se até a coisas maiores, tais como a cura de um relacionamento ou os passos dados em direção à paz entre facções em guerra.

A gratidão abre nosso coração à inspiração que a Mente divina transmite continuamente

Contudo, a gratidão vai realmente muito mais além do que a valorização humana por essas coisas; ela vai até uma vida de consciente obediência à fonte de todo o bem, Deus. Como Mary Baker Eddy observou: "O culto exterior não é, por si só, suficiente para expressar gratidão leal e profunda, pois ele [Jesus] disse: 'Se me amais, guardareis os meus mandamentos“' (Ciência e Saúde, p. 4). No coração que se inclina para a espiritualidade, essa gratidão, sentida de forma profunda, se elevará naturalmente muito acima da beleza e bênçãos temporais, até à gratidão por tudo que Deus é e faz, ou seja, Seu terno amor intrínseco e todopoderoso, e seu efeito sanador.

A gratidão não é meramente uma questão de boas maneiras, mas um poder para o bem. Muitas pessoas em necessidade, aqueles que sofrem de doença, pobreza ou solidão, por exemplo, descobriram que a gratidão é um passo decisivo rumo à cura. Em alguns casos, apenas o "passo gratidão" já traz a mudança necessária. De uma maneira ou de outra, a gratidão, como Jesus indicou nos casos em que ele dava graças antes da cura ou que a mudança transformadora tivesse aparecido, não pode estar atrelada somente ao recebimento do bem que achamos que necessitamos.

Isso se dá porque a ingratidão, a impaciência que nos deixa aflitos porque ainda não vimos a prova da bênção de Deus, tende a obscurecer a resposta que Deus  está apresentando, mesmo antes de pedirmos. Ao contrário, a cada momento a gratidão abre nosso coração à inspiração que a Mente divina sempre nos transmite, como também ao progresso humano prático que inevitavelmente acompanha a cura.

A natureza espiritual verdadeira de todos nós inclui gratidão incondicional a Deus

A prática da cura pela Ciência Cristã é inconcebível sem a gratidão. A ingratidão no coração de um sanador não pode elevar seu próprio pensamento ou o de outra pessoa rumo à transformação espiritual e ao alívio prático, mais do que uma alavanca pode erguer um peso sem um ponto de apoio. A gratidão daquele que cura frequentemente ajuda a lançar luz sobre a necessidade de gratidão no coração de quem está em busca de cura.

Como o escritor britânico Robert Holden expõe de forma maravilhosa em seu livro: Hello Happiness (Olá Felicidade): "Antes de praticarmos a gratidão, estamos no escuro e parece que há muito pouco para sermos gratos. Contudo, assim que começamos a praticar a gratidão, uma nova luz desponta, por vezes, uma luz brilhante, uma luz tão radiante como o próprio céu". Essa luz celestial é a luz do Cristo (a influência harmoniosa de Deus na consciência humana), e ela toca nosso pensamento com poder sanador.

Que neste dia de Ação de Graças, nos lembremos de dar graças, de forma sincera e profunda, pelo fato de que a verdadeira natureza espiritual de todos nós inclui a gratidão incondicional a Deus e o resultado inevitável da gratidão é: alegria inabalável!


Tony Lobl é Praticista da Ciência Cristã em Surrey, Inglaterra.


LOCATION

Surbiton, England 
United Kingdom

ABOUT

www.tonylobl.com
Languages: English
 

CONTACT

07765 255 094 
lobltj (SKYPE) 
tony.lobl@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário